quinta-feira, 19 de setembro de 2019

MOVIMENTOS SOCIAIS E AS QUESTÕES DE GÊNERO



MOVIMENTOS SOCIAIS E AS QUESTÕES DE GÊNERO[i]

    Daniel Moreira Niedzielski[ii].

         A questão de gênero é um tema que se encontra em pauta atualmente, porém o movimento LGBT e o Feminista se sobressaem no que se refere às discussões sociais e políticas.
     Em primeiro lugar cabe destacar a representatividade de ambos os grupos, que ao serem representados em séries, filmes e outras formas de mídia, adquirem uma forma estereotipada e/ou idealizada de um ponto de vista específico. Estes movimentos são geralmente invisibilizados ou inferiorizados, não se levando em conta que, às vezes, são demonizados por religiões conservadoras. Tendo em vista esta repressão externa, ainda existe a própria pressão interna desses grupos por classe, etnia ou até mesmo gênero, o que constitui um dos problemas que aflige estes movimentos.
         Quanto às causas que se referem, o movimento LGBT foca-se na aceitação e integração de gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transgêneros na sociedade, de tal forma que não se discrimine uma pessoa por seu gênero ou orientação sexual. No entanto, a lógica ocidental tradicional funciona como uma divisão binária, que se divide em dois opostos: masculino x feminino, macho x fêmea ou homem x mulher. Desse ponto de vista, o ser humano nasce com determinadas características biológicas, que o enquadram automaticamente como um individuo do sexo masculino ou feminino. O sexo é definido biologicamente tomando como base a genitália, cromossomos sexuais e hormônios com os quais se nasce. No entanto, o sexo não determina, por si só, o gênero e a orientação sexual de uma pessoa, o que torna esse tipo de repressão ainda mais ilógica do que já é.
     Já o movimento feminista visa uma maior igualdade salarial, social e de representatividade midiática. No entanto, como o movimento LGBT, apresenta-se com um elevado grau de diversidade e até de opressão na representatividade dentro de respectivos grupos. Mulheres negras lésbicas, por exemplo, sofrem bem mais preconceito do que um homem branco gay.
      Esta nova onda de preconceito que ocorre nos dias de hoje requer atenção e se não forem tomadas as iniciativas certas, mulheres negras lésbicas continuarão sendo as mais afetadas. Independentemente de opinião, agora as liberdades individuais estão em jogo.
      Ironicamente a solução para tanto preconceito e leis de inclusão, ainda estão nas mãos de governos historicamente racistas, homofóbicos, elitistas e machistas, como o brasileiro. Sendo assim, as iniciativas devem surgir a partir do povo ou de movimentos como o Feminista e o LGBT. Para todos os efeitos é inegável a necessidade de uma séria correção no modo de pensar da nossa sociedade. Tratar uma pessoa que age de forma diferente da sua com pouca ou nenhuma dignidade somente por uma desavença ideológica é perturbador e desumano.



[i] Texto produzido nas aulas de Língua Portuguesa e Sociologia.
[ii] Aluno da 2ª Série do Ensino Médio.

11 comentários:

  1. Muito me orgulha ver nosso aluno escrevendo assim.

    ResponderExcluir
  2. Daniel apresenta um crescimento fantástico. Hoje mais maduro, com atitudes humanista e coerentes com o que pensa nos surpreende ainda mais.
    Estou feliz de mais por ele.

    ResponderExcluir
  3. Daniel (e, professores do Recanto) parabéns! Fico muito feliz com sua coerência textual. Bom em Biologia (e Paleontologia) como vc é e, agora, percebendo que tb é muito bom em produção textual é só acertar os pontos nas exatas para garantir o mínimo e o mundo acadêmico está aberto para você querido jovem.
    Não posso deixar de acrescentar que a universidade pública é sua por direito e competência. Não aceite menos que isso. Ainda verei vc publicando muito sobre o tema que lhe apaixona.
    Viva DANIEL!
    Viva Recanto do Fazer, porque aqui se aprende assim.

    ResponderExcluir
  4. Meus parabéns pelo texto Daniel! Que orgulho!

    ResponderExcluir
  5. Estou muito emocionada e agradecida à todos, hj vejo meu filho com tantos sonhos e ideais! Não sei o que seria sem vocês!!! Agradeço imensamente e me encho de orgulho. A escolha mais certa que fiz em toda minha vida, e que não seria possível sem a ajuda dessa escola maravilhosa.

    ResponderExcluir
  6. Como pai desse aluno brilhante só tenho que agradecer! Primeiramente Deus e todas as pessoas que dedicaram tempo para ajudá-lo alcançar seus objetivos, muito obrigado a todos vocês .

    ResponderExcluir
  7. Aproveitando o ensejo, quero lhe dizer meu filho que estou muito orgulhoso de você ! Te amo muito !!! Obs: tudo que você for fazer coloque Deus em primeiro lugar que as demais lhe serão acrescentadas .

    ResponderExcluir
  8. Parabéns Daniel!!! Tia Priscilla está muito orgulhosa. Você está sendo um exemplo pra sua irmã Nayse

    ResponderExcluir
  9. Glauce,amiga minha amiga, parabéns!
    Quanto orgulho!
    Que Deus continue abençoando-os ricamente.
    E para nosso lindo Daniel, muito sucesso e vitórias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saiu repetida a palavra amiga, tentei editar e não consegui.

      Excluir