sexta-feira, 20 de setembro de 2019

RELAÇÃO ENTRE OS MOVIMENTOS FEMINISTAS E LGBT


RELAÇÃO ENTRE OS MOVIMENTOS FEMINISTAS E LGBT[i]


Arthur Dias e Souza[ii]


O movimento feminista e suas vertentes surgiram para dar a voz para a mulher que, em função do patriarcado, sofre com a desigualdade civil. É necessário avaliar que a luta feminina se assemelha com a dos LGBT, ambos sofrem com a hierarquização do homem hétero. Ainda assim é defendida a soberania masculina nos dias de hoje. Desse modo os dois movimentos foram criados com motivos semelhantes, para desconstruir os padrões impostos desde muito tempo.
É possível observar o que as duas lutas têm em comum, como combater o machismo e conquistar a igualdade civil, em que mulheres e homossexuais tenham os mesmos direitos que um homem heterossexual.
Vale ressaltar que o Brasil é o país em que há uma grande proporção de crimes de ódio contra os LGBTs e as mulheres. Os dois movimentos vêm com a iniciativa de criminalizar esses atos e atualmente os homossexuais já conquistaram a criminalização da homofobia, assim como os transexuais têm o direito a recorrer a Lei Maria da Penha.
Outra semelhança é que o Feminismo e o movimento LGBT tentam, através de manifestos, influenciar cada vez mais a construção da liberdade corporal, fazendo com que a sociedade sofra os efeitos e tenha resultados positivos em prol dos Direitos Humanos. É neste sentido que surgiram as marchas, como a “Marchas das Vadias’’, dentre outros movimentos em prol a causa feminina, que consiste em mostrar o orgulho em ser uma mulher, e as “Paradas Gay", em que um grupo de homossexuais se reúne e comemora nas ruas, demonstrando o seu orgulho pela sua orientação sexual e até mesmo gênero. Nesse contexto a frase de Simone de Beauvoir "Não se nasce mulher, torna-se mulher" se encaixa, tanto na luta feminina quanto na luta dos LGBTs, especialmente lésbicas e transexuais.
A representatividade feminina dos LGBTs ainda não é visível na sociedade, no mercado de trabalho, nas escolas e na política. Porém, foram criadas organizações e grupos para possibilitarem a visibilidade e representatividade no âmbito social, para atenderem a necessidade desses grupos. Uma delas é a possibilidade do/a transssexual ter um nome social e colocá-lo em sua nova identidade.
 Desde 2013, é mais fácil para os/as transexuais mudar seu gênero no passaporte. Com a chegada da possibilidade de colocar o nome social e poder criar uma nova identidade o indivíduo transsexual, passa a sofrer a mesma condição de subalternidade, semelhante à situação da mulher que cria uma identificação durante a história da humanidade, em que ela mesma possa ser o que ela quer ser, sem qualquer tipo de interferência masculina.
 Sobretudo, há uma nova onda do Feminismo, em que o movimento passa a criticar as práticas do capitalismo como uma fonte para a desigualdade e a exploração do corpo como, por exemplo, a pornografia e a prostituição.
Os LGBTs sofrem com a subjugação do capitalismo. Isso se deve a empresas que usam a marca do Orgulho Gay para atrair mais pessoas pertencentes ao grupo. Porém é uma grande hipocrisia, pois as empresas não promovem a entrada no mercado de trabalho para transsexuais e homossexuais, e em diversos casos são totalmente explorados para lucro dessas empresas.
Hoje em dia é visto que os movimentos Feminista e LGBT são rejeitados por parte da sociedade, mesmo com uma variedade de lutas, representatividades, diversas tentativas para a inserção no mercado de trabalho e a busca por identidade. De fato são movimentos de suma importância para a sociedade poder evoluir e deixar certos paradigmas de lado, porém, como a heteronormatividade e o patriarcado ainda existem na concepção de muitas pessoas, muitas pessoas acabam não dando a devida atenção para os movimentos e simplesmente agem com ignorância ao criticá-los




[i] Texto produzido nas aulas de Língua Portuguesa e Sociologia.
[ii] Aluno da 3ª Série do Ensino do Médio.

Um comentário:

  1. Parabéns Arthur! Siga escrevendo assim como você desenha.
    Parabéns mestres!
    No Recanto do Fazer se aprende assim.

    ResponderExcluir